ENTREVISTA NA TV SOBRE BLOG

Em novembro, postei aqui que fui entrevistado na TV Toledo por Flávio Zani, meu aluno do 3º ano de Jornalisno do Unitoledo (Centro Universitário Toledo). Na pauta, a importância de blogs, como este, para a sociedade e para o jornalista. A gravação foi ao ar no dia 22 daquele mês, no canal 96 da TV a cabo Vivax de Araçatuba.

Na época, divulguei a informação com apenas uma foto de nosso bate-papo. Agora, consegui editar o vídeo para que tivesse dez minutos e colocá-lo no You Tube. Assim, quem quiser pode assistir clicando abaixo:



Se preferir se aprofundar no mundo dos blogs, leia o texto abaixo, que também publiquei recentemente na coluna Mundo Digital, caderno Vida, da Folha da Região.
NO MEU BLOG OU NO SEU?

José Marcos Taveira

Em 2003, escrevi um artigo na Folha da Região a respeito de blogs, comparando-os a diários virtuais em que as pessoas escreveriam seus pensamentos, divulgariam fotos, notícias, enfim, o que a criatividade permitisse.

Hoje, esse espaço virtual continua crescendo, com cada vez mais facilidades para os usuários. E melhor: acabou se tornando um espaço para o chamado jornalismo comunitário, em que qualquer pessoa pode divulgar uma notícia ou rebater um fato divulgado pela grande mídia. Até mesmo jornalistas de renome utilizam o serviço para manter colunas diárias, que foram incorporadas aos grandes portais.

Volto ao tema por causa da grande importância que os blogs ganharam na vida virtual das pessoas. Qualquer um pode ter o seu e existem até eventos que premiam os melhores.

DICAS - Antes de criar um blog, é preciso ter em mente a sua utilidade. Não se esqueça que, se quiser que seja bem acessado, terá que ter disponibilidade para atualizá-lo constantemente, nem que seja apenas para contar suas aventuras com seus amigos.

Não precisa entender de HTML, o código básico da internet. Mas se souber um pouco, é muito melhor. E se quiser postar fotos, tem que ter alguma noção de edição de imagem.

O nome do blog também é importante. Deve ser algo que facilite a lembrança. Nomes extensos são difíceis de memorizar. O UOL cria sempre como "nome.zip.net", sem o www mesmo, só para facilitar.

PASSO-A-PASSO - Em blog.uol.com.br, clique em "Criar um blog agora". Se já tem blog, e-mail UOL, BOL ou é visitante cadastrado do portal, informe e-mail e senha para continuar. Se não for, é preciso fazer um cadastro gratuito. Vamos optar por esta.

Preencha os dados, informando se quer criar um e-mail grátis no BOL ou se prefere usar o e-mail pessoal. Se escolher usar o e-mail pessoal, preencha os dados e crie uma senha. Informe um e-mail real, pois vai precisar acessá-lo para concluir o cadastro.

Conclua o preenchimento e clique em "Avançar". Conclua a segunda parte. Clique em "Avançar". Abra seu e-mail para ver se recebeu uma mensagem do UOL. Ao receber, clique no link e será direcionado à página de confirmação de cadastro. Você terá à disposição vários serviços gratuitos. Em UOL Blog, clique em "Criar um blog agora".

Você será direcionado à página que começou, só que desta vez poderá preencher o e-mail e a senha que informou no cadastro. Ao cair em uma página de saudação, com um "Olá, seu nome", clique no botão "Criar um blog agora" para iniciar outro cadastro.

O BLOG - Crie um título. A criatividade é sua. Depois, escolha como será sua assinatura ao final dos textos que você publicar (posts), e, finalmente, o endereço. Pronto. Você conseguiu.

Clique em "Blogar" para começar a postar suas mensagens. No primeiro acesso, há uma série de orientações, inclusive de como incrementar seu espaço virtual. Toda vez que for escrever alguma coisa, dê um título no espaço "Título da mensagem" e escreva o texto na parte em branco.

Depois, clique em "Salvar e publicar" para que seu blog seja atualizado automaticamente. Se precisar fazer alguma correção, clique em "Alterar". O texto volta a aparecer no espaço em branco. Se quiser, pode excluir a mensagem

Mais uma dica. Se for escrever algo longo, faça primeiro em um editor de textos para depois postar em seu blog. É que ele fica um determinado tempo esperando e depois desconecta automaticamente.

IMAGENS - Para enviar uma imagem, clique na figura que aparece na barra de ferramentas - se tiver dificuldades de encontrá-la, vá passando o cursor (setinha) pelos botões que aparecerá uma explicação sobre o que cada um faz. Quando clicar no botão da figura, uma janela vai abrir.

Se a imagem que quiser postar está hospedada em outro site, clique nela com o botão direito e vá em "Propriedades". Abrirá uma caixa. Copie lá o endereço da imagem. Volte para a janela de imagem do blog e copie no espaço para "URL da Imagem". Em "Texto alternativo", você pode deixar em branco ou colocar alguma explicação da imagem, que aparecerá quando o internauta passar o cursor por ele.

Se preferir usar uma imagem do seu computador, vá à base da caixa e clique em procurar. O problema é que a foto nunca fica numa posição padrão, ou seja, do lado direito, com o texto em volta. Mesmo assim, em "Alinhamento", na caixa de envio da imagem, escolha "baseline".

A foto vai ficar do lado esquerdo, na mesma linha do texto. Se quiser, pode manter assim. Se preferir que fique da forma padrão dos sites - e mais bonito -, vai precisar clicar no botão "Ver Código", na barra de ferramentas. Encontre a palavra "align". Na frente dela, haverá o símbolo de igual (=) e baseline. Mude para right. Clique em "Ver código" outra vez. Pronto, a imagem estará à direita e o texto em volta dela.

Se quiser aumentar o espaço entre a foto e o texto, clique outra vez em "ver código". Encontre a palavra "hspace". Deve estar em zero, a menos que você, ao escolher a foto, tenha preenchido a área "Espaçamento". Se não o fez, vai achar só hspace=0. É o espaço horizontal que fica na lateral do texto. Escolha um número para substituir o zero. Se preferir aumentar também o espaçamento vertical, ache a palavra vspace. Se não tiver, escreva vspace=10 na frente de hspace=número escolhido. Depois, clique em "Salvar e publicar".

LINK - Para inserir um link - direcionar o internauta para outra página, clicando em uma palavra -, utilize também a caixa de ferramentas. Selecione a palavra que quiser transformar em link, depois clique no botão em forma de corrente. Uma caixa vai abrir. No espaço "URL", digite o endereço depois de "http:/".

Se quiser que o link abra uma nova janela, vai ter que usar o "Ver código" outra vez. Procure o endereço que digitou. Exemplo: "http://www.folhadaregiao.com.br". Depois das aspas e antes da tag >, dê um espaço e digite target=_blank.

CONFIGURAÇÕES - O UOL vai criar um modelo padrão de blog, mas é possível mudar. Clique em "Configurações", no canto superior direito da tela. Em um menu à esquerda, escolha "Dados do blog". Neste espaço, troque o título, descrição e o acesso.

Em "Modelo do blog", escolha a forma que mais lhe atrair, dependendo do tema. Se entender de HTML, há um editor que permite mudar o que quiser.

Em "Editar links", é possível incluir ou excluir várias sugestões de sites que escolher. Para incluir um site, clique em "Adicionar novo link". Dê um título. Exemplo: Folha da Região de Araçatuba. Em "Endereço (URL)", digite http://www.folhadaregiao.com.br. Clique em "OK". Se quiser mudar a posição do link (para cima ou para baixo), altere o número. Para mudar alguma coisa, clique no lápis em frente ao endereço. Se tiver tudo bem, clique em "OK" e depois em "Republicar o blog".

No menu à direita também é possível gerenciar os comentários que fizerem de seus posts, indicar o blog para seus amigos, alterar o formato da data, entre outros.

Se enviou uma foto e quer apagá-la para economizar espaço, no setor "Administrar" do menu clique em "Meus arquivos". Elas ficam dentro da pasta "images". Clique nela e procure a foto. Ao encontrar, marque-a e clique em "Apagar", na barra de ferramentas.

Você criou o blog e não gostou? Quer refazer tudo e dar outro nome? Clique em "Excluir este blog". Pronto. É só começar tudo outra vez.

OH, MY GOOOOD!!!

Encontrei uma cena hilária no You Tube, que vale a pena ser compartilhada aqui no blog. É mais uma para ser incluída nos anais (ui...) do Shas (Sindicato dos Homossexuais Assumidos).

Um jornalista norte-americano está apresentando a previsão do tempo, todo formal, de terno. De repente, ele vê uma barata no estúdio.

A menina fica louca! Dá gritos de pavor! Assista, clicando no vídeo abaixo. É curtinho (ui...), mas vale a pena.

OLHA QUE TURMA BACANA!


Não consegui passar o Natal com todas as pessoas que adoro. Lamentei muito não ter ido à casa do Diogo Rocha, um de meus melhores amigos. Ele e os seus pais, Edgar e Cleide, são sempre maravilhosos com os amigos.

A foto acima foi enviada por outro amigão, o Nelsinho Júnior. Mostra ele, o Diogão, o Edgar - que está me devendo uma bela dose de uísque -, a Cleide e a Martinha, esposa do Nelsinho. Que turma!
DOIDA OU ESFOMEADA?


A moça que parece doida ou esfomeada, atacando um frango, é a minha sobrinha Rosana. Ela é uma das pessoas mais divertidas que conheço e me convidou para cear na casa dela neste Natal.

Aproveitei toda a intelectualidade dela para entrevistá-la sobre assuntos diversos e a própria importância do Natal no contexto familiar... O resultado foi tão, tão excepcional, que nunca entrevistei alguém de tão alto nível de comentários e argumentos durante esses meus 20 anos de jornalista.

As imagens falam por si e podem ser conferidas abaixo, em vídeo. Se você é jornalista, prepare-se para aprender.

EU VI O PAPAI NOEL! ELE É JAPONÊS!


Passei o Natal distante dos meus amores, a Lu e o Michael, que foram para Andradina, mas nunca comi tanto na hora da ceia. Primeiro, poucas horas antes da meia-noite, fui à casa de minha sobrinha Rosana. Uma mesa farta. Comi e bebi muito bem.

Depois, acompanhado por meus amigos Junio e Bell, fui à chácara da dona Isaura. Que maravilha. Um pessoal adorável, muita comida e bebida e até um Papai Noel japonês!!! Olha eu na foto com ele! Lá também comemoramos o aniversário da Bell, que aparece na foto abaixo ao lado do maridão Junio e das filhas Letícia (à direita) e Laura.

Saindo de lá, passamos na casa de nossos amigos Brega e Cássia. Mais uma ceia farta e bebida. Comi tanto que precisei tomar remédio quando cheguei em casa...

E ainda deixei de passar na casa do meu amigo Diogão, a quem peço desculpas publicamente. Que Natal. Como é bom ter amigos! A gente nunca fica sozinho. Sou um privilegiado.

UMA DUPLA MUITO ESPECIAL


A foto acima foi feita pela Michele Beraldi no churrasco de confraternização da Redação da Folha da Região. Decidi postá-la porque mostra um momento de descontração de dois grandes amigos: Alexandre Souza e Thiago Hargreaves.

Adorei a foto, trabalho de profissional. Os dois haviam tomado todas e zoaram muito na piscina. Depois, caíram na gargalhada.

Existem pessoas que sempre nos fazem muito bem, e são muito admiradas simplesmente por serem quem são. Alexandre e Thiago são grandes profissionais e excelentes seres humanos. Brincalhões, alegram qualquer ambiente.

Como o Natal é alegria, a foto dos dois são meu símbolo natalino para o blog. Um ótimo Natal para você, caro leitor, e sua família.
OLHA QUE SORRISO DESENGONÇADO!

O Réggis Antonio está virando figurinha carimbada aqui no blog. Também, pudera: toda vez que vai ser fotografado faz uma careta diferente.

Nesta última, ele está na TV, pouco antes de apresentar seu programa no Canal 21, em um flagrante do Alexandre Souza. Nem ele nem o Alexandre sabem que tenho esta foto.

Como o Réggis é tímido ao extremo, vai ficar bravo comigo de novo. Mas, pra falar a verdade, se não ficar bravo, não tem graça postar essas coisas, né... rs rs

QUE BOCÃO!!!


Como adoro flagrar os amigos em momentos nada convencionais, aqui vai mais um. Veja o bocão da Ágatha Urzedo ao degustar o bolo de aniversário da Angélica, recentemente!

Adoro a Ágatha! É um dos melhores seres humanos que conheço. É muito divertida, inteligente, linda e tem luz própria. Nunca levanta a voz com ninguém, te recebe sempre com um sorriso e nunca demonstra quando está triste.

Vou confessar duas coisas sobre ela. Ágatha já foi mulher de programa, programa de TV, pois apresentava um na TVI aos sábados. Agora, é mulher da vida, atuando como editora do caderno Vida do jornal!!! rs rs rs
QUEM É ESTA MULHER?


A Fernanda Mariano é minha vítima predileta neste blog. É que sempre há uma foto engraçada dela, um flagrante.

Como ela sempre fica brava, aí é que o pessoal manda foto ou faço mesmo, de propósito... rs rs rs E sempre levo um pito, não adianta, não tenho jeito. Preciso procurar ajuda na turma dos Blogueiros Anônimos...

Nesta última foto, veja que close sensacional da minha amiga ruiva! E estou logo atrás, de papagaio-de-pirata. Com certeza, apanho desta vez, mas são ossos do ofício...
UMA CONVERSA COM DEUS

Encontrei na internet uma crônica do meu amigo Consa, publicada em 1999. Achei muito bonita para postar aqui no blog na véspera de Natal.

Sou fã de carteirinha do Hélio Consolaro, que apesar de ser um grande intelectual é também uma das pessoas mais rabugentas que conheço. Quando empaca com alguma coisa, é difícil convencê-lo do contrário. Bem, não fico muito atrás... acho que é por isso que nos damos tão bem.

Na foto, ele está com outro amigão, o Deroci (à direita), grande companheiro de trabalho de muitos, muitos anos da Folha da Região e uma das pessoas mais legais que conheço. Reproduzo, abaixo, a crônica do Consa, que aproveitava para fazer propaganda da passagem do escritor Rubem Alves por Araçatuba. Espero que goste, caro leitor, e tenha um feliz Natal.


Entrevistou Deus


Hélio Consolaro

O Colégio Nossa Senhora Aparecida trará o escritor Rubem Alves para uma palestra no dia 21 de junho (de 1999). Como gosto muito de seus livros, acho-os fantásticos, resolvi divulgar o evento, escrevendo algo parecido com a temática de seus escritos.

Outro dia, Paulo César Maia da Cruz queria um "chat" para conversar com Jesus Cristo, conforme sua crônica publicada neste jornal. Ele morrerá de inveja quando souber que meu amigo José Marcos Taveira, repórter supimpa desta Folha, entrevistou Deus.

Ligou. Deus mesmo atendeu, nada de secretária dizer que Ele estava em reunião. Marcou na hora, pois seu tempo é a eternidade, tudo é possível.

- Local? Sempre estive a seu lado, cara! afirmou Deus

Assim foram a um cantinho silencioso da redação (quase impossível!) e conversaram um tempão.

José Marcos estava com falta de tempo. Dia com 24 horas era curto. Queria ser criança, ter tempo para brincar. Deus opinou:

- Os humanos fartam-se de ser crianças, têm pressa por crescer e depois suspiram por voltar a ser crianças...

Sobre ganhar dinheiro, consumismo. Deus falou:

- Primeiro, as pessoas perdem a saúde para ter dinheiro e, logo em seguida, perdem o dinheiro para ter saúde...

Mas tem o futuro, como garantir o futuro? Deus foi incisivo:

- Vocês pensam tão ansiosamente no futuro que descuidam do presente e, assim, nem vivem o presente nem o futuro....

E quanto à morte, como é, como não é? Deus nesse ponto enrolou o repórter, não adiantou nada, mas deu um bom conselho:

- As pessoas vivem como se estivessem morrendo e morrem como se não tivessem vivido!

José Marcos não publicou a entrevista, porque diminuiu sua jornada de trabalho. Converteu-se.

Rubem Alves tem mais coisas para lhe falar, caro leitor.
[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]



Volte sempre ao Blog do Zemarcos


Bem-vindo ao Blog do Zemarcos
José Marcos Taveira, autor deste blog, é jornalista e professor universitário em Araçatuba/SP.



Google


Faça parte de nossa comunidade no Orkut

Blog legal indicado pelo UOL

Links & Sites







Mensagens antigas deste blog
Mensagens antigas do blog, separadas semanalmente.
Sites e blogs indicados por
este blogueiro.


Indique este blog
Indique este blog
e ajude a divulgá-lo.









Divulgue seu blog!


Visitante número: